Embassy of Portugal in São Tomé and Príncipe

Ministry of Foreign Affairs

Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe – Centro de Ensino e da Língua Portuguesa

IMG 2715

Na sequência da celebração do Acordo de Cooperação entre a República Portuguesa e a República Democrática de São Tomé e Príncipe destinado à Criação da Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe – Centro de Ensino e da Língua Portuguesa, em abril de 2015, e da publicação do Decreto-Lei n.º 212/2015, de 29 de setembro, teve lugar na Embaixada de Portugal, no dia 7 de outubro, a assinatura do último instrumento jurídico, com a Associação de Pais Portugueses, inerente à constituição da Escola Portuguesa.

IMG 2728

A Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe, agora criada, encontra-se integrada na rede de escolas públicas portuguesas do Ministério da Educação e Ciência, sediadas em território estrangeiro e que oferecem às crianças e jovens que as frequentam os diversos ciclos de ensino não superior de base curricular portuguesa. A Escola é dotada de autonomia administrativa, financeira e pedagógica, podendo, neste último ponto, ajustar a sua oferta letiva às necessidades e prioridades locais. Complementarmente, pode celebrar protocolos ou acordos de colaboração com outras entidades públicas e privadas tendentes ao alargamento da sua oferta educativa ou formativa.

Trata-se de mais um passo, assaz significativo, na senda do aprofundamento dos laços entre Portugal e São Tomé e Príncipe, visando, ainda, a promoção e difusão da língua e cultura portuguesas.

Share:
FacebookTwitterGoogle +E-mail