Embassy of Portugal in São Tomé and Príncipe

Ministry of Foreign Affairs

Concerto do guitarrista Pedro Jóia no Centro Cultural Português

PedroJoia

Teve lugar no Centro Cultural Português, no dia 18 de março, um concerto do guitarrista português Pedro Jóia que brindou o público com um espetáculo de grande qualidade, numa exímia (re)interpretação de obras de todos conhecidas.

Foram homenageados grandes nomes da música portuguesa, como Carlos Paredes e Armandinho, e transcritas para guitarra clássica obras originalmente compostas para guitarra portuguesa. O flamenco, a música brasileira e peças originais também compareceram, alegrando a noite chuvosa santomense, para gaudio de uma audiência encantada com a originalidade, com a mestria musical e com o talento de Pedro Jóia. 

Durante o concerto, o artista santomense Kalú Mendes e o músico português interpretaram, numa parceria exemplar, a canção “leve-leve”, tão conhecida deste público.

A carreira de Pedro Jóia é já longa e muito rica. Começou a tocar guitarra aos sete anos de idade e aos dezanove iniciou a sua atividade como profissional. Desde então, a par dos seus projetos a solo, integrou diversas formações musicais e tocou com grandes nomes da música portuguesa e brasileira, com destaque para a cantora Mariza, cuja banda integra desde 2012, e Ney Matogrosso, que acompanhou durante quatro anos.

Durante o seu percurso profissional, o músico compôs diversas obras para teatro e cinema e editou cinco CD’s, dos quais merece particular referência “À Espera de Armandinho” galardoado com o Prémio Carlos Paredes em 2008.

Share:
FacebookTwitterGoogle +E-mail