Embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Na praia, deixe apenas a sua pegada.

 

A Embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe em parceria com o FMI, dinamizaram uma atividade de sensibilização para alimpeza das praias e dos locais de interesse turístico.

A iniciativa, que decorreu a 30 de setembro na Lagoa Azul, local de grande beleza natural situado no Distrito de Lobata, contou com a participação do Embaixador de Portugal, Luís Gaspar da Silva, da Chefe de Missão do FMI, Xiangming Li, dos restantes membros da Missão do FMI, funcionários da Embaixada de Portugal e familiares, bem como vinte e cinco alunos da Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe – Centro de Ensino e Língua (EPSTP-CELP) e vinte e cinco da Escola de Guadalupe, devidamente acompanhados pelos respetivos monitores. Todos os participantes receberam uma t-shirt desenhada especificamente para esta ação e um boné. 
A iniciativa contou com o apoio do Ministério da Educação, Cultura, Ciência e Comunicação (MECCC), do Ministério da Defesa e Administração Interna (MDAM) e da câmara distrital de lobata.
Com esta campanha, realizada sob o lema “Na praia deixe apenas as suas pegadas”, pretendeu-se sensibilizar o público para a importância de manter limpas as praias e outros locais de interesse turístico, bem como o seu impacto na saúde pública e na qualidade dos referidos espaços, de reconhecida importância para São Tomé e Príncipe, face à crescente aposta no turismo.
O lixo recolhido, cerca de quarenta sacos com capacidade de cinquenta litros cada, foi devidamente separado, sendo os plásticos, vidros e latas transportados para a Central de Processamento de Resíduos (CPR), gerido pela Santa Casa da Misericórdia de São Tomé e Príncipe, em parceria com a ONGD portuguesa TESE – Associação para o Desenvolvimento, que beneficia de um cofinanciamento da União Europeia e do Camões, I.P.
Na CPR o vidro recolhido é devidamente separado e triturado e posteriormente usado, em substituição da areia, na produção de peças para revestimento de paredes e pavimentos, bem como bancadas para cozinha e para casa de banho. 
No mesmo local existe também um forno a lenha, onde o vidro triturado é fundido, para posterior utilização na produção artesanal de peças de bijuteria, como missangas, colares, brincos e pulseiras, uma iniciativa apoiada ao abrigo do Fundo de Pequenos Projetos disponibilizado anualmente pelo Camões, I.P. à Embaixada de Portugal.

Documentário "Portugueses do Soho" de Ana Miranda

 

Banner PS São Tomé Julho Pt img

Na próxima terça-feira, 25 de julho, o Centro Cultural Português em São Tomé recebe a Ana Ventura Miranda para nos apresentar o seu documentário "Portugueses do Soho - Uma História que Mudou de Geografia" e que conta a história dos emigrantes portugueses que chegaram ao Soho após a Segunda Guerra Mundial.
Através de sua História, descobrimos a história deste bairro, bem no coração de Manhattan e da cidade de Nova Iorque.
Um filme de Ana Ventura Miranda, com produção do Arte Institute, Texto e narração de José Luís Peixto e Banda Sonora de Rita Redshoes

Embaixador de Portugal acompanha ONGD Take C’Air em visita às Irmãs de Guadalupe

                                 1

O Embaixador de Portugal em São Tomé, Luís Gaspar da Silva, acompanhou a Coordenadora Geral da ONGD Take C’Air, Patrícia Lucas, numa visita à missão e projetos das Irmãs Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora presentes em Guadalupe.

Numa curta passagem por São Tomé, a representante da ONGD visitou a missão das Irmãs em Guadalupe, aproveitando para entregar vários donativos, entre os quais se destacavam material escolar, brinquedos e vestidos para as várias meninas do ATL, internato e escolas acompanhadas pelas Irmãs.

A ONGD Take C’Air é uma organização fundada por tripulantes da aviação civil, os quais ao contactarem com diferentes realidades, se sentiram impelidos a aproveitar as suas facilidades de deslocação e conhecimentos no desenvolvimento de projetos de responsabilidade social. Atualmente a Take C’Air desenvolve projetos em vários países, entre os quais São Tomé e Príncipe.

Entre os parceiros e projetos apoiados encontra-se a “Dress a Girl Around the World”, organização sem fins lucrativos que costura vestidos para meninas, tendo já entregue cerca de 600 mil vestidos em mais de 80 países. Desta vez foram as meninas de Guadalupe que receberam um vestido novo.

Estas meninas são acompanhadas pelas Irmãs, quer no ATL, quer no internato ou nas escolas perto da missão. Presentes em Guadalupe desde 1990, as Irmãs Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora acolhem atualmente no seu Lar, em regime de internato, cerca de 20 jovens  provenientes de famílias com fracos recursos económicos e que residem em locais onde o acesso ao sistema educativo é muito limitado..

Para além do apoio a estas jovens em regime de internato as Irmãs ainda desenvolvem um trabalho meritório no ATL, nas salas de estudo, no apoio às mães solteiras e aos idosos nas roças, recebendo também voluntários que auxiliam nos diferentes projetos.

Contactos

Av. Marginal 12 de Julho
C. P. 173 - S. Tomé

+(239) 222 11 30 (Chancelaria)
+(239) 222 41 51 (Secção Consular)
+(239) 222 49 97 (Secretariado Chancelaria)
+(239) 222 28 36 (Gabinete do Adido de Defesa)
+(239) 222 49 74 (Gabinete da Cooperação)
+(239) 222 14 55 (Centro Cultural Português)
stome@mne.pt (Chancelaria)
sconsular.stome@mne.pt (Secção Consular)
eporcoop@cstome.net (Gabinete da Cooperação)

Facebook 

Mais informação

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Turismo de Portugal

botao instituto diplomatico

2015 botao ue e a lusofonia 150x56

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

CCP SAOTOME

botao alfandegas cplp

Logotipo Portugal Economy Probe