Embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe

Ministério dos Negócios Estrangeiros

DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO

Há precisamente 72 anos, no dia 27 de janeiro de 1945, os Aliados libertaram o campo de concentração de Auschwitz-Bikernau, símbolo máximo da barbárie e da desumanidade nazi.

Hoje, quando se comemora o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, o Governo de Portugal junta-se a todos aqueles que escolhem não esquecer.

Recordar este período negro da História da Humanidade é um dever de todos, e assegurar que não se repete é uma obrigação comum, tanto mais quanto à nossa volta vemos surgirem manifestações de racismo, de xenofobia e de antissemitismo que questionam os valores da tolerância, da não discriminação, do respeito mútuo e da diversidade que devem caracterizar as nossas identidades nacional, europeia e universal.

Evocamos, sem exceção, todas as vítimas do Holocausto, os judeus, os ciganos, os homossexuais, os opositores políticos, os doentes incuráveis e as pessoas com deficiência.

Mas também celebramos a coragem daqueles que escolheram fazer o que estava certo, independentemente das consequências.

Aristides de Sousa Mendes, Alberto Teixeira Branquinho ou Carlos Sampaio Garrido, insignes diplomatas portugueses e exemplos de altruísmo que não podem ser esquecidos, nem tampouco o Padre Joaquim Carreira, cujo labor em prol das vítimas da perseguição nazi levou ao seu recente reconhecimento como «Justo entre as Nações».

Enquanto membro observador na Aliança Internacional para a Memória do Holocausto, Portugal reitera o seu compromisso de manter viva a memória do Holocausto e de continuar a educar as gerações futuras sobre este tenebroso período da nossa História.

O seu ensino é fundamental para não se esquecer nem se menosprezarem os perigos que advêm do ódio, da discriminação, do racismo, da xenofobia, do antissemitismo e da intolerância.

Estes fenómenos inaceitáveis têm de ser combatidos, sem tréguas, para que se garanta o respeito pelos direitos humanos, a tolerância e a defesa intransigente da dignidade de todos os seres humanos.

30 anos de Portugal na União Europeia.

No âmbito das celebrações dos 30 anos de Portugal na União  Europeia, a Secretaria de Estado dos Assuntos Europeus produziu, em 2016, o vídeo que agora divulgamos, com diversos testemunhos, de figuras públicas e cidadãos anónimos, sobre o impacto das últimas três décadas no nosso país.

Portugal, 30 anos na União Europeia

Igualmente no âmbito destas celebrações, foi produzido um vídeo com o balanço da iniciativa “Portugal na UE – 30 anos, 10 debates”, a qual teve lugar ao longo do ano de 2016. Este video resume o resultado de 10 debates organizados em outras tantas cidades sobre 10 políticas europeias.

Portugal na UE -30 anos, 10 debates

 

Mensagem de Boas Festas de S. Exa o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas

Caro (a) conterrâneo (a)

Numa época tão especial como a de Natal, é nosso dever promover ainda mais o valor da solidariedade, muito especialmente para com aquelas e para com aqueles a quem a vida tem sido mais árdua e dificil. Entre essas e esses, estão os que, por razões diversas, se encontram privados da sua liberdade. A privação da liberdade a qualquer ser humano constitui uma das mais graves sanções sociais, quer para os próprios quer para as suas famílias.

Nesta época tão especial, quero endereçar às portuguesas e aos portugueses reclusos, um pouco por todo o mundo, e às suas familias os votos de um Bom Natal e de um bom ano de 2017. Que este Natal possa constituir a esperança de um futuro reencontro com uma vida plena em liberdade e em responsabilidade.

                                           Aceite os meus melhores cumprimentos,

                                                                    O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas

                                                                                         José Luís Carneiro

 

 

Contactos

Av. Marginal 12 de Julho
C. P. 173 - S. Tomé

+(239) 222 11 30 (Chancelaria)
+(239) 222 41 51 (Secção Consular)
+(239) 222 49 97 (Secretariado Chancelaria)
+(239) 222 28 36 (Gabinete do Adido de Defesa)
+(239) 222 49 74 (Gabinete da Cooperação)
+(239) 222 14 55 (Centro Cultural Português)
stome@mne.pt (Chancelaria)
sconsular.stome@mne.pt (Secção Consular)
eporcoop@cstome.net (Gabinete da Cooperação)

Facebook 

Mais informação

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Turismo de Portugal

botao instituto diplomatico

2015 botao ue e a lusofonia 150x56

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

CCP SAOTOME

botao alfandegas cplp

Logotipo Portugal Economy Probe