Mais notíciasNotícias

 

Por ocasião das eleições para a Assembleia da Região Autónoma da Madeira 2019, que terão lugar a 22 de Setembro, informa-se que decorrerá na Secção Consular da Embaixada de Portugal em S. Tomé o voto antecipado no estrangeiro nos próximos dias 10, 11 e 12 de Setembro, das 07h30 às 12h30 e das 14h00 às 16h00.

Nos termos do artigo 84º da Lei Orgânica n.º 1/2006 de 13 de Fevereiro, podem votar antecipadamente os seguintes eleitores recenseados na Região Autónoma da Madeira, quando deslocados no estrangeiro:

a)   Militares, agentes militarizados e civis integrados em operações de manutenção de paz, cooperação técnico-militar ou equiparadas;

b)  Médicos, enfermeiros e outros cidadãos integrados em missões humanitárias, como tal reconhecidas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros;

c)  Investigadores e bolseiros em instituições universitárias ou equiparadas, como tal reconhecidas pelo ministério competente;

d) Estudantes de escolas superiores, ao abrigo de programas de intercâmbio.

Podem ainda votar antecipadamente os cidadãos eleitores cônjuges ou equiparados, parentes ou afins que vivam com os eleitores acima mencionados.

As condições de exercício do voto antecipado encontram-se detalhadas no folheto informativo disponibilizado pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, que pode ser consultado através do link https://www.sg.mai.gov.pt/AdministracaoEleitoral/EleicoesReferendos/Regionais/Documents/Voto%20Antecipado_Estrangeiro.pdf .

IMG 3052

Decorreu ontem, dia 15 de agosto, no Ministério da Educação e Ensino Superior santomense, a assinatura do Memorando de Entendimento entre Portugal e São Tomé e Príncipe, para a implementação do Programa de Apoio Integrado ao Setor Educativo de São Tomé e Príncipe (PAISE-STP).

O Protocolo foi assinado pela Ministra da Educação e Ensino Superior, Dra. Julieta Izidro Rodrigues, e pelo Vice-Presidente do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP, Dr. Gonçalo Teles Gomes, na presença do Embaixador de Portugal, Dr. Luís Gaspar da Silva.

O PAISE-STP será executado entre 2019 e 2022 e abrangerá o Ensino Secundário (da 7ª à 12ª classes) e o Ensino Superior, intervindo de forma estruturante na formação inicial dos docentes e na formação contínua e em exercício, na gestão e administração escolar e no reforço e capacitação institucional dos serviços do Ministério da Educação e Ensino Superior de São Tomé e Príncipe.

IMG 3042

IMG 3022

O Vice-Presidente do Camões, IP, Dr. Gonçalo Teles Gomes, acompanhado pelo Embaixador de Portugal em São Tomé, Dr. Luís Gaspar da Silva, pelo Diretor de Projetos do Instituto Marquês de Valle Flor, Dr. Ahmed Zaky, e do Coordenador do projeto “Saúde para Todos – Rumo à Sustentabilidade”, Dr. António Lima, assistiu a uma sessão de Telemedicina no Hospital Ayres de Menezes, durante as consultas de Otorrinolaringologia da Drª. Cristina Caroça, a partir de Portugal.

O serviço de Telemedicina, disponível em São Tomé desde 2011, permitiu quebrar as barreiras do tempo e do espaço na prestação dos cuidados de saúde aos utentes santomenses. Desde a entrada em funcionamento desta plataforma, foram disponibilizadas mais de 4.400 consultas de diversas especialidades e avaliados mais de 90 mil exames e arquivos clínicos.

Esta tecnologia, para além de potenciar a monitorização e supervisão de casos clínicos mais complexos, promove ainda a capacitação à distância dos profissionais de saúde santomenses.

IMG 3029

 

Contactos

Av. Marginal 12 de Julho
C. P. 173 - S. Tomé

+(239) 222 11 30 (Chancelaria)
+(239) 222 41 51 (Secção Consular)
+(239) 222 49 97 (Secretariado Chancelaria)
+(239) 222 28 36 (Gabinete do Adido de Defesa)
+(239) 222 49 74 (Gabinete da Cooperação)
+(239) 222 14 55 (Centro Cultural Português)
stome@mne.pt (Chancelaria)
sconsular.stome@mne.pt (Secção Consular)
eporcoop@cstome.net (Gabinete da Cooperação)
Facebook 

Mais informação

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Turismo de Portugal

botao instituto diplomatico

2015 botao ue e a lusofonia 150x56

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

CCP SAOTOME

botao alfandegas cplp

Logotipo Portugal Economy Probe