Embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Cerimónia de Agraciamento do Dr. Guadalupe Ceita com Grau de Comendador da Ordem da Liberdade

 

DSC08788

Realizou-se no passado dia 20 de março, no Salão Nobre da Embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe, a cerimónia solene de agraciamento do Dr. João Guadalupe Viegas de Ceita, com o grau de Comendador da Ordem da Liberdade.

A Ordem da Liberdade é uma ordem honorífica portuguesa, que distingue serviços relevantes prestados em defesa dos valores da civilização e da liberdade e em prol da dignificação do Homem.

A cerimónia contou com a participação de largas dezenas de pessoas, em representação dos órgãos de soberania nacional e de instituições da sociedade civil, bem como de familiares e amigos do agraciado.

DSC08779

O Dr. Guadalupe de Ceita nasceu em São Tomé, a 4 de fevereiro de 1929, e está ligado à criação, em 1960, do Comité de Libertação de São Tomé e Príncipe (CLSTP), que em 1972 contribuiu para o nascimento do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe (MLSTP).

Em 1973 concluiu a Licenciatura em Medicina, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Fez estágio de Cirurgia no Congo e foi Diretor do Hospital Geral de Bata, na Guiné Equatorial. Durante a sua estada em Lisboa frequentou a Casa dos Estudantes do Império, onde conviveu com vários líderes de movimentos anticoloniais,

A partir de 1980, na qualidade de Coordenador Geral de Medicina, trabalhou ativamente no Programa de Erradicação do Paludismo, tendo sido Diretor da Luta Antipalúdica da Região Subsaariana e membro do Painel dos 23 Paludólogos da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Em 2015 lançou o livro “Memórias e Sonhos Perdidos de um Combatente pela Libertação e Progresso de São Tomé e Príncipe”. É ainda autor de vários ensaios e artigos relativos ao combate antipalúdico, publicados na Europa e nos Estados Unidos, tendo realizado conferências em Portugal, Estados Unidos da América e Moçambique.

DSC08780

 

Embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe inaugura diversos equipamentos sociais

O Embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe, Dr. Luís Gaspar da Silva, acompanhado pelo Presidente da Câmara de Caué, Firmino João, e por uma representante do Ministério da Educação e Ensino Superior, inaugurou em Porto Alegre, Distrito de Caué, o sistema de energia fotovoltaica do Centro de Estudos Educativos (CREF).

Os painéis solares foram adquiridos e instalados com o financiamento do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal e da Embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe e permitem ao CREF ter eletricidade durante 24 horas, alargando assim a sua capacidade horária de funcionamento.

Foto 1

 

 

Fundado em 2012, com o apoio da ONGD portuguesa “Leigos para o Desenvolvimento”, o CREF serve as comunidades de Porto Alegre, Vila Malanza, Ponta Baleia e Ilhéu das Rolas, disponibilizando formação, capacitação e qualificação profissional em diferentes áreas, acesso à informática e prestação de serviços.

No mesmo dia, o Embaixador de Portugal e o Presidente da Câmara Distrital de Caué, acompanhados por uma representante do Ministério da Educação e pela Delegada Distrital de Educação, inauguraram o parque infantil oferecido pela Embaixada de Portugal à Escola Básica de Dona Augusta, também no Distrito de Caué, frequentada por 28 crianças, da 1ª à 4ª classe. Com o novo parque infantil, constituído por escorrega, casinha, baloiço e balancés, as crianças de Dona Augusta têm agora à sua disposição um espaço de recreio e lazer, onde podem passar os seus tempos livres. Também a creche de Dona Augusta foi contemplada, com a oferta de cavalinhos e canoas de baloiços aos meninos que a frequentam.

 

Foto 2

A concluir, na vila de Ribeira Afonso, Distrito de Cantagalo, o Embaixador de Portugal, acompanhado pela Vice-Provedora da Santa Casa da Misericórdia de São Tomé e Príncipe, Irmã Lúcia Cândido, inaugurou a cozinha do Centro Social de Apoio à Infância (CSAI), da Santa Casa, cuja construção foi financiada pela Embaixada de Portugal. O CSAI dispõe de 4 salas de aula e apoia diariamente 120 crianças, dos 4 aos 5 anos, de Ribeira Afonso e 7 roças vizinhas, às quais fornece 2 refeições quentes, de 2ª a 6ª feira. Com a construção da nova cozinha, garantiu-se a higiene e a qualidade da alimentação das crianças que frequentam o CSAI.

Foto 3

 

Prémio Literário Imprensa Nacional/Ferreira de Castro

A Embaixada de Portugal em São Tomé informa da abertura de candidaturas para o Prémio Literário Imprensa Nacional/Ferreira de Castro. Este prémio resulta do estabelecimento de um Protocolo de Cooperação entre o Ministério dos Negócios Estrangeiros e a Imprensa Nacional Casa da Moeda, com o objetivo de selecionar, alternadamente, trabalhos inéditos de grande qualidade dos domínios da ficção, poesia e ensaio.

Tem ainda por finalidade preservar, valorizar e difundir a criação literária em língua portuguesa, desenvolvida por portugueses e lusodescendentes residentes no estrangeiro, bem como identificar, realçar e homenagear o contributo e a herança cultural dos portugueses da Diáspora, razão pela qual o nome escolhido para este prémio seja do escritor e emigrante, Ferreira de Castro.

A data de abertura do concurso, composição do júri e demais disposições poderão ser consultadas ao abrigo do Regulamento do Prémio Literário “Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro”, disponível no seguinte link:

https://www.incm.pt/portal/fc_premio.jsp

 

Contactos

Av. Marginal 12 de Julho
C. P. 173 - S. Tomé

+(239) 222 11 30 (Chancelaria)
+(239) 222 41 51 (Secção Consular)
+(239) 222 49 97 (Secretariado Chancelaria)
+(239) 222 28 36 (Gabinete do Adido de Defesa)
+(239) 222 49 74 (Gabinete da Cooperação)
+(239) 222 14 55 (Centro Cultural Português)
stome@mne.pt (Chancelaria)
sconsular.stome@mne.pt (Secção Consular)
eporcoop@cstome.net (Gabinete da Cooperação)
Facebook 

Mais informação

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Turismo de Portugal

botao instituto diplomatico

2015 botao ue e a lusofonia 150x56

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

CCP SAOTOME

botao alfandegas cplp

Logotipo Portugal Economy Probe