Embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional de Portugal (IEFP-PT) efetua visita de trabalho e São Tomé e Príncipe

2015 visita p IEFP

A convite das Autoridades santomenses o Presidente do IEFP-PT, Dr. Jorge Gaspar, efetuou uma visita de trabalho a STP entre os dias 13 e 17 do corrente mês de janeiro, com o objetivo de avaliar o programa de cooperação no âmbito do emprego e formação profissional que decorre entre Portugal e São Tomé e Príncipe desde 2002, com a criação do Centro de Formação Profissional de São Tomé e Príncipe - CFPSTP (Budo-Budo), desde então técnica e financeiramente apoiado, de forma continuada, pelo IEFP-PT.

A agenda da visita incluiu encontros de trabalho com a Direção do Centro de Budo-Budo e com a Direção do Trabalho, Emprego e Formação Profissional, no sentido de passar em revista a implementação do programa, que beneficiou de um apoio financeiro de cerca de 4,3M€ entre 2002 e 2014 e de equacionar medidas a tomar tendo em vista a reconfiguração institucional do Centro, bem como a definição de prioridades para a prossecução da cooperação nos domínios do emprego e da formação profissional entre os dois Países.

Durante a sua estada em São Tomé e Príncipe, o Dr. Jorge Gaspar foi recebido pelo Ministro do Emprego e Assuntos Sociais, Dr. Carlos Gomes, e teve ainda a oportunidade de visitar a Região Autónoma do Príncipe (RAP), onde se encontrou com o Presidente do Governo Regional, Eng.º José Cassandra.

Quer em São Tomé, quer na RAP visitou as estruturas de formação profissional existentes e diversos beneficiários de medidas de apoio à criação do próprio emprego, aprendizes e estagiários, promovidas pelo Centro de Budo-Budo, onde participou numa cerimónia de entrega de certificados de Formação Profissional.

No dia 15 o Presidente do IEFP-PT proferiu uma palestra no Centro Cultural Português subordinada ao tema “A Problemática do Emprego e Formação Profissional no contexto dos Países Africanos Insulares”.

 


Última atualização: 2015/01/19

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail