Embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Sua Excelência o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação visita São Tomé e Príncipe

20150319 banner

Sua Excelência o Senhor Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Dr. Luís Campos Ferreira, visitou oficialmente São Tomé e Príncipe entre os passados dias 26 de fevereiro e 3 de março, acompanhado pela Senhora Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Professora Doutora Ana Paula Laborinho e pelo Assessor do seu Gabinete, Dr. Luís Castelo Branco.

A visita inseriu-se na preparação da deslocação ao país, em breve, de Sexa o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros e visou também o aprofundamento dos laços políticos, económicos, culturais e de cooperação entre os dois países.

O novo Programa Estratégico de Cooperação bilateral conheceu uma análise assaz aprofundada, ao mesmo tempo que se procedeu a uma avaliação do PIC, cuja vigência terminará no final do corrente ano.

Durante a sua estada em São Tomé, o Dr. Luís Campos Ferreira manteve contactos, ao mais alto nível, com as Autoridades Santomenses, designadamente com Sua Excelência o Senhor Presidente da República, Sua Excelência o Senhor Primeiro Ministro e Suas Excelências o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, o Ministro da Economia e da Cooperação Internacional e o Ministro das Finanças e da Administração Pública.

O Senhor Secretário de Estado teve ainda a oportunidade de visitar diversos projetos de cooperação em curso e de se deslocar à Região Autónoma do Príncipe onde foi recebido por Sua Excelência o Senhor Presidente do Governo Regional.

De destacar a componente empresarial associada a esta visita, com a deslocação a São Tomé de um grupo de empresários dos setores livreiro,  energia, mobiliário, cultural e cinematográfico.  

Por ocasião da mesma visita, decorreram no Centro Cultural Português em São Tomé e no Pólo do Príncipe diversas atividades culturais, com a presença do Senhor Secretário de Estado, no final das quais teve ainda a oportunidade de se encontrar com a comunidade portuguesa residente nas duas Ilhas.

A visita terminou com uma conferência de imprensa, no Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, com a presença de Suas Excelências o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades e do Ministro da Economia e da Cooperação Internacional, durante a qual as Autoridades de ambos os países procederam a um balanço francamente positivo da visita, considerando ter a mesma representado um importante contributo para o aprofundamento das relações de amizade e cooperação entre Portugal e São Tomé e Príncipe.

 

20150319 imagem120150319 imagem2


Última atualização: 2015-03-19

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail