Embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Parlamento dos Jovens 2015-2016

 

A Assembleia da República Portuguesa, em parceria com a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, o Instituto Português do Desporto e da Juventude e as Direções Regionais da Educação das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, lança mais uma edição da iniciativa “Parlamento dos Jovens”. As escolas interessadas em participar na edição 2015-2016 devem proceder à sua inscrição até 23 de Outubro.

 Esta iniciativa conta já com vários anos de história e pretende educar os jovens para a cidadania através da promoção da participação cívica e política e do incentivo à reflexão e debate democrático. Como vem sendo organizado, o programa culmina com duas sessões nacionais na Assembleia da República. A sessão dedicada ao ensino básico terá por tema “Discriminação, preconceito e racismo” e a sessão dedicada ao ensino secundário será dedicada ao tema “Portugal: assimetrias litoral/interior – que soluções?”.

 

                                      FotorCreated1                                   

 

Além das escolas em território nacional, esta iniciativa contempla, também, os círculos eleitorais da Europa e Fora da Europa sendo que as escolas e associações das comunidades portuguesas que ministrem cursos de língua e cultura portuguesa podem solicitar a sua inscrição através do e-mail parlamento.jovens@ar.parlamento.pt (com conhecimento para emi@mne.pt) onde deverão constar:
- a denominação da escola e respetivos contactos (localidade, círculo eleitoral, país, telefone, fax, e-mail e endereço postal);
- indicação da sessão nacional (básico ou secundário) em que a escola/associação se pretende inscrever;
- nome e contactos do professor coordenador (incluindo e-mail e/ou número de telemóvel) e;
- nome do membro responsável da Direção da escola/associações, acompanhado do e-mail a usar para o envio da confirmação de inscrição.
Uma vez recebida pela Assembleia da Republica a confirmação da inscrição, recomenda-se que os participantes guardem toda a informação recebida (uma vez que contém um código e uma senha por cada sessão nacional, necessários ao envio de outro formulário após a sessão escolar) e verifiquem que a sua inscrição consta da página oficial da iniciativa.
Conforme disponibilidade orçamental, as despesas com os transportes aéreos dos participantes (2 alunos e 1 professor) de uma escola do círculo da Europa e de outra do círculo de Fora da Europa, por cada sessão nacional (básico e secundário) serão asseguradas pela DGACCP em articulação com as escolas/associações.
Para mais informações – nomeadamente, regulamentos, calendário do programa e algumas formas de abordagem às temáticas propostas para cada uma das sessões – consulte a página na internet www.jovens.parlamento.pt.

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail