Embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Portugal apoia setor energético em São Tomé e Príncipe

Sem Título

Teve lugar, a 9  de outubro de 2015,  a cerimónia de lançamento da primeira pedra de duas infraestruturas associadas ao setor energético santomense, financiadas por Portugal.

A primeira, na Central Termoelétrica de Santo Amaro, onde serão instalados três novos geradores de  2MW cada, fornecidos pela empresa EFACEC, que representarão um reforço de cerca de 35% da sua capacidade de produção.

A segunda, na cidade de São Tomé, visa a instalação de uma unidade de comando central, onde será feita a gestão das diferentes unidades de produção existentes na ilha de São Tomé, bem como da rede de distribuição.

As cerimónias contaram com a presença de Suas Excelências o Primeiro-Ministro, o Ministro da Presidência do Conselho de  Ministros e dos Assuntos Parlamentares, o Ministro das Infraestruturas, Recursos Naturais e Ambiente e a Embaixadora de Portugal, para além de um elevado número de convidados.

A instalação dos novos geradores, aliada aos trabalhos em curso a nível da reabilitação e extensão de rede de distribuição de energia elétrica, que conta igualmente com financiamento português, traduzem-se num importante contributo para que o Governo santomense alcance a meta, estabelecida para 2016, de garantir uma cobertura nacional de acesso à energia entre os 90 e os 95 por cento.

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail