IMG 3006

No dia 15 de agosto foi assinado no Palácio dos Congressos, na cidade de São Tomé, o Memorando de Entendimento Específico do Compacto Lusófono para São Tomé e Príncipe, entre o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), o Governo Português e o Governo Santomense.

Foi signatário pela Parte portuguesa o Embaixador de Portugal em São Tomé, Luís Gaspar da Silva, pela Parte santomense o Ministro do Planeamento, Finanças e Economia Azul, Osvaldo Vaz, e pelo BAD o seu Representante para Angola e São Tomé e Príncipe, Joseph Ribeiro.

O objetivo deste instrumento é contribuir para acelerar o desenvolvimento inclusivo, sustentável e diversificado do setor privado em São Tomé e Príncipe, afim de melhorar as condições de vida e o progresso social, de acordo com o Plano Nacional de Desenvolvimento, a Agenda de Transformação 2030, o Documento de Estratégia País do BAD para São Tomé e Príncipe e o Programa Estratégico de Cooperação Portugal São Tomé e Príncipe.

O Compacto Lusófono disponibiliza um montante de 430MUSD para apoio ao setor privado nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. No caso de São Tomé e Príncipe, algumas das áreas prioritárias já identificadas são as energias renováveis, turismo, agronegócios e transformação alimentar.

 

IMG 3019 1

 

  • Partilhe