Embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Cerimónia de Agraciamento do Dr. Guadalupe Ceita com Grau de Comendador da Ordem da Liberdade

 

DSC08788

Realizou-se no passado dia 20 de março, no Salão Nobre da Embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe, a cerimónia solene de agraciamento do Dr. João Guadalupe Viegas de Ceita, com o grau de Comendador da Ordem da Liberdade.

A Ordem da Liberdade é uma ordem honorífica portuguesa, que distingue serviços relevantes prestados em defesa dos valores da civilização e da liberdade e em prol da dignificação do Homem.

A cerimónia contou com a participação de largas dezenas de pessoas, em representação dos órgãos de soberania nacional e de instituições da sociedade civil, bem como de familiares e amigos do agraciado.

DSC08779

O Dr. Guadalupe de Ceita nasceu em São Tomé, a 4 de fevereiro de 1929, e está ligado à criação, em 1960, do Comité de Libertação de São Tomé e Príncipe (CLSTP), que em 1972 contribuiu para o nascimento do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe (MLSTP).

Em 1973 concluiu a Licenciatura em Medicina, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Fez estágio de Cirurgia no Congo e foi Diretor do Hospital Geral de Bata, na Guiné Equatorial. Durante a sua estada em Lisboa frequentou a Casa dos Estudantes do Império, onde conviveu com vários líderes de movimentos anticoloniais,

A partir de 1980, na qualidade de Coordenador Geral de Medicina, trabalhou ativamente no Programa de Erradicação do Paludismo, tendo sido Diretor da Luta Antipalúdica da Região Subsaariana e membro do Painel dos 23 Paludólogos da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Em 2015 lançou o livro “Memórias e Sonhos Perdidos de um Combatente pela Libertação e Progresso de São Tomé e Príncipe”. É ainda autor de vários ensaios e artigos relativos ao combate antipalúdico, publicados na Europa e nos Estados Unidos, tendo realizado conferências em Portugal, Estados Unidos da América e Moçambique.

DSC08780

 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail